José António Martins
|
 |
|
Dados Académicos
- 2013 - Pós-Graduação em Direito das Autarquias na Faculdade de Direito de Lisboa
- 2011 - Doutoramento em Letras (Área curricular - 2º ano do Curso 3º Ciclo de Estudos)
- 1997 - Curso de Extensão Universitária-Património Cultural, Natural e Mundial/Módulo Turismo Cultural, na Universidade Moderna
- 1996 - Mestrado em História Medieval pela Faculdade de Letras do Porto
- 1985 - Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa
Experiência Profissional
- 2009/2012 - Professor na Escola Secundária Júlio Dantas, Curso de Técnico de Organização de Eventos
- 1985/2019 - Técnico Superior de Cultura, Chefe de Divisão de Cultura e Promoção Turística, Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Informação, Diretor de Departamento de Educação, Cultura e Acão Social, Chefe de Divisão de Património Histórico e Cultural, Técnico Superior de História, Coordenador de um Fórum Municipal de Descobrimentos.
Outros Dados
- 2013 - Coordenador da Ação de Formação de Professores, na modalidade de Oficina "Educação para o Património Histórico-Cultural", Escola Secundária Júlio Dantas
- 2006/2008 - Formador do Módulo-Cidadania/Ação Portugal Acolhe, I.E.F.P.
- 2006 - Certificado de Aptidão Profissional, I.E.F.P.
- 1997 - Curso de Extensão Universitária-Património Cultural, Natural e Mundial/Módulo Turismo Cultural, na Universidade Moderna
- 1997- Curso de Formação Profissional (no âmbito do Profab) - Supervisão e Liderança
- 1997 - Curso de Formação Profissional (no âmbito do Profab) - Supervisão e Liderança.
- 1997 - Orientador da Ação de Formação de Professores, na modalidade de Oficina "Educação para o Património Histórico-Cultural", Escola Secundária Júlio Dantas
Prémios e Bolsas
- 1996/1997 - Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Nova York para o Curso de Especialização/Pós-Graduação: Cultural and Heritage Tourism Development na Universidade de Nova York.
- 1996 - Bolseiro da Caixa Económica Montepio Geral para o Estudo O Reino do Algarve nos finais da Idade Média/Os Concelhos Algarvios do Século XV.
- 1995 - Bolseiro da Fundação Rotária Internacional ao Estado de Mato Grosso, Brasil para um estágio em várias cidades brasileiras onde realizou várias conferências alusivas à História e ao período da Fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses.
- 1994 - Bolseiro da Fundação da Juventude (junho-dezembro), no âmbito do Programa Nacional de Bolsas para Jovens Historiadores e Antropólogos para o trabalho de investigação intitulado: - Felgueiras, Um Espaço Medieval entre Douro e Minho.
- 1993 - Prémio Monografia-92 da Sociedade Histórica da Independência de Portugal atribuído ao trabalho: - Estudo Histórico-Monográfico da Freguesia de Santa Maria, Lagos
- 1990 - Menção Honrosa, Prémios da Sociedade Histórica da Independência de Portugal 1990, com o trabalho publicado no Mensário "Farol do Sul" (Lagos) intitulado JOÃO BONANÇA - UM LACOBRIGENSE CANDIDATO À 1ª PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA.
- 1990 - Menção Honrosa, Prémios da Sociedade Histórica da Independência de Portugal 1990, com o trabalho em colaboração com o Dr. José Tello Queiroz publicado no Mensário "Farol do Sul" (Lagos) intitulado O Menir de Odiáxere importante Achado Arqueológico.
- 1989 - Estudo Histórico-Monográfico - A Freguesia de Bensafrim (do Concelho de Lagos) in, III Prémios da Comunicação Social da Região de Turismo do Algarve (Participação).
- 1988/1990 - Bolseiro da Câmara Municipal de Lagos para a elaboração dos Estudos Histórico - Monográficos referentes às Freguesias de Barão de S. João e Bensafrim, do Concelho de Lagos; (1989), para a elaboração do Estudo intitulado: -A Imprensa Periódica do Concelho de Lagos (Subsídios para a sua história) e para a elaboração do Estudo intitulado: - Estudo Histórico- Monográfico da Freguesia de Santa Maria (do Concelho de Lagos).
- 1988 - Prémio de Participação da Região de Turismo do Algarve, no âmbito dos II Prémios da Comunicação Social - R.T.A., com os Estudos Publicados em Livro no ano de 1987.
- 1987 - Uma Bica Doutor (Prémio Nacional do Diário Popular onde se abordam questões socioculturais da vivência, de vários jovens finalistas universitários).
- 1986 - Viagens através da História Local - Projeto de Dinamização Cultural para o Concelho de Boticas (Prémio Reportagem Regionalista dos I Jogos Florais dos 150 anos do Concelho de Boticas).
- 1985 - Olhão-Uma Aldeia de Pescadores em 1790 in, I Jogos Florais da Biblioteca-Museu da Câmara Municipal de Olhão.
A Feira de Olhão/Feira de S. Miguel (Subsídios para a sua história) in, Prémios Comunicação Social da Região de Turismo do Algarve).
- 1984 - Felgueiras - A Terra que viu Portugal Nascer in, III Jogos Florais de Felgueiras.
NO EVOLUI, É FORMADOR DE