Resumo
Aprenda a desenhar jogos pedagógicos para crianças e adolescentes para criar aprendizagens significativas, motivadoras e duradouras.
Objetivo Geral
Desenhar jogos pedagógicos originais adaptados a diferentes faixas etárias e propósitos.
Competências a Desenvolver
- Distinguir as atividades lúdicas, da brincadeira e do jogo;
- Caracterizar as fases do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e dos jovens;
- Identificar o tipo de jogo mais adequado para cada faixa etária;
- Relacionar as teorias de aprendizagem e os métodos pedagógicos com os jogos;
- Diferenciar a aprendizagem baseada em jogos da aprendizagem baseada em projetos;
- Identificar as principais componentes de um jogo;
- Adaptar jogos a diferentes faixas etárias;
- Definir objetivos pedagógicos para os jogos;
- Definir critérios de seleção de jogos;
- Definir regras e recompensas do jogo;
- Criar fichas técnicas de jogos pedagógicos;
- Caracterizar as diferentes fases de implementação do jogo pedagógico;
- Avaliar o impacto do jogo pedagógico.
Destinatários
Este curso destina-se a professores, formadores, educadores, auxiliares de ação educativa e animadores socioculturais que trabalhem com crianças em contextos educativos formais e informais.
Aplicações Práticas
Este curso permite-lhe desenhar jogos que exploram atividades lúdicas como forma natural de descoberta e compreensão do mundo, o desenvolvimento de competências específicas e a socialização.
Programa
1. Atividades Lúdicas vs. Brincar vs. Jogo
2. Desenvolvimento Infantil
- Crianças vs. Adolescentes
- Estágios de Desenvolvimento Cognitivo e Emocional
- Tipos de Jogos Adequados para cada Fase de Desenvolvimento
3. Como Aprendem as Crianças e os Adolescentes
- Teorias de Aprendizagem e a sua Relação com os Jogos Pedagógicos
- O Empirismo, a Aprendizagem Ativa e os Jogos
- A Aprendizagem Baseada em Jogos vs. a Aprendizagem Baseada em Projetos
4. Jogos Pedagógicos
- Componentes e Elementos Característicos dos Jogos
- Destinatários e Adaptação dos Jogos a Diferentes Faixas Etárias
- Competências a Desenvolver e Definição dos Objetivos Pedagógicos dos Jogos
- Tipos de Jogos
- Critérios de Seleção dos Jogos
- Regras, Recompensas e Pontuações
5. Implementação de Jogos Pedagógicos
- Etapas do Processo de Desenvolvimento de Jogos Pedagógicos
- Ferramentas, Recursos e Materiais
- Briefing, Feedback e Debriefing
- Avaliação da Satisfação e da Eficácia dos Jogos
Funcionamento
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso realize pelo menos 50% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação e a participação online nos debates lançados no fórum) e tenha avaliação final positiva.
- Esta formação é certificada e, como tal, a emissão do certificado é feita através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
Requisitos
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
- Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.